Mito ou verdade: tomar café tira o sono?

Quem nunca ouviu alguma vez na vida que o café tira o sono, que atire a primeira xícara! Muita gente atribui a dificuldade para dormir aos efeitos estimulantes do café. Há quem diga que ele perturba o sono e considere que o café é um verdadeiro vilão das noites tranquilas, mas mesmo assim, não resiste a alguns goles da bebida perto da hora de deitar.

Será mesmo que o café é um inimigo da qualidade do sono ou essa crença popular não passa de um mito propagado de geração em geração? Continue lendo o nosso artigo e descubra se tomar café tira o sono!

Tomar café tira o sono realmente?

Nem sempre o café inibe o sono. O café é uma bebida estimulante, capaz de deixar quem o toma em estado de alerta. A cafeína presente no café interrompe a produção e fluxo de melatonina, hormônio que colabora no sono, regula os ritmos do corpo, faz o relógio biológico funcionar perfeitamente e avisa o organismo que é hora de dormir e de acordar.

Em boa parte dos casos, tomar café tira o sono, apesar disso, para pessoas acostumadas a tomar doses altas de café ao longo do dia, a bebida pode não acarretar o efeito inibidor do sono.

O que a ciência diz sobre a relação entre o café e o sono?

São várias as pesquisas científicas que comprovam o efeito estimulante do café sobre o organismo e atestam que tomar café tira o sono. Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine reforçou a relação entre o café e o sono, indicando que quando a cafeína é consumida até cinco horas antes de deitar, ela pode tirar até uma hora do sono.

Na pesquisa realizada em Michigan, pela Universidade Wayne State, os hábitos de sono de 12 pessoas foram investigados. Cada um dos pesquisados recebeu comprimidos com 400 mg de cafeína, o que equivale a duas xícaras de café. Ao longo de quatro dias, essas pessoas tomaram as doses entre três e seis horas antes de deitar. Um diário de sono e monitores atestaram que realmente a cafeína diminui o tempo de sono.

Por que o café pode interferir no sono?

Aproximadamente metade da cafeína que ingerimos permanece no organismo mesmo depois de 12 horas do consumo, fazendo com que o corpo e a mente se mantenham acordados por mais tempo. Além disso, após tomar o café, temos a sensação de que ainda não estamos prontos para ir para cama, ou seja, em alguns casos, realmente tomar café tira o sono.

Como tomar café sem atrapalhar o sono?

O café é uma bebida rica em antioxidantes, que também traz uma série de benefícios, como o aumento da energia diária, o controle da glicose e insulina, a melhora da memória e o fortalecimento da imunidade. Para usufruir dessas vantagens, sem atrapalhar o sono, consuma uma quantidade moderada de café e evite tomá-lo à noite. O café é uma bebida diurna, então deixe para beber café nas primeiras horas do dia!

Você costuma tomar café à noite? Nota alguma interferência no seu sono por causa dessa bebida ou não há nenhum efeito colateral decorrente do consumo noturno de café? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

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