Estudo revela que mulheres precisam de mais tempo de sono do que os homens

A ansiedade é um transtorno que infelizmente tem se tornado cada vez mais frequente entre os brasileiros. Inclusive, essa condição é duas vezes mais comum no sexo feminino, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge.

Problemas de sono são condições características de quem apresenta transtornos de ansiedade generalizada. E esse é um dos motivos pelos quais as mulheres necessitam de um período maior de sono do que os homens, de acordo com o que foi descoberto por pesquisadores do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

O estudo revelou que as mulheres precisam de 20 minutos a mais de repouso. A explicação científica para esse fato está nas conexões cerebrais, pois o cérebro feminino trabalha bem mais durante o dia. Sendo assim, ele precisa de mais tempo para se recuperar (ou seja, é necessário um descanso maior). Por isso o sono reparador é tão importante para nossa saúde.

Normalmente, as mulheres tendem a conciliar várias atividades simultâneas durante o dia. E essa qualidade “multitarefas” do sexo feminino acaba exigindo mais da capacidade do cérebro. Logo, se não ocorre o repouso adequado e reparador, as mulheres podem desenvolver até mais problemas de saúde do que os homens. Afinal, o sono de má qualidade está associado ao aumento dos níveis de estresse e de depressão, por exemplo.

Uma noite mal dormida pode trazer consequências negativas muito mais graves (e a longo prazo) para sua saúde do que apenas a falta de disposição no dia seguinte. As necessidades individuais são muito diferentes, algumas pessoas podem dormir tranquilamente por apenas seis horas e se sentir bem com isso, enquanto outras não têm a mesma sorte. O importante é cada um estar atento e conhecer seu organismo, pois a qualidade do sono deve ser prioridade tanto na rotina das mulheres como na dos homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *