Exercícios para fazer ao acordar e ter mais disposição durante o dia

Você se sente exausto e indisposto ao acordar de manhã? E durante o dia percebe que não tem pique para encarar os imprevistos e desafios do cotidiano? Pode parecer clichê, mas a razão para tudo isso pode estar em um fator bem simples: a falta de exercícios físicos. No Brasil, 300 mil pessoas morrem por ano de doenças associadas diretamente ao sedentarismo. A falta de atividade física pode reduzir a expectativa de vida em até 10 anos, e quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas.

Além de serem excelentes para a sua saúde, as atividades físicas são necessárias também para que você tenha um bom descanso. Afinal, quem faz exercícios na medida certa e no horário adequado pode perceber melhorias em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia e a ansiedade.

Praticar exercícios de alongamento ou mesmo caminhada por alguns minutinhos logo de manhã ajuda a reduzir a fadiga e outros desconfortos, aumenta sua energia, entre muitos outros benefícios. Selecionamos estes abaixo para você incluir em sua rotina e dar um “upgrade” na sua disposição (e também no seu sono!):

 

– Ainda deitado, espreguice-se. Com pescoço, coluna e pernas alinhados, entrelace os dedos das mãos acima da cabeça e estenda os braços. Com as pernas unidas, force as pontas dos pés para frente. Fique assim por 30 segundos.

– Com a cabeça sobre o travesseiro, barriga para cima, flexione as pernas. Planta dos pés para baixo. Com as mãos, puxe um dos joelhos em direção ao peito. Mantenha por 30 segundos. Repita com a outra perna e também com as duas ao mesmo tempo.

– Deitado com a barriga para baixo, projete o quadril para trás até sentar-se sobre os calcanhares. A barriga fica próxima das coxas e os braços são estendidos acima da cabeça. Fique nessa posição por 30 segundos.

– Em pé, com as pernas e o tronco alinhados, projete lentamente o tronco para frente, deixando os braços soltos em direção ao chão. Permaneça assim por 30 segundos e “desenrole” a coluna devagar para a posição original.

– Deitado, apoie seus pés no chão, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento.

– Sentado com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção à cabeça, puxando-a para o lado direito. Permaneça 20 segundos nessa posição e repita no outro lado.

 

Você já experimentou esses exercícios? Compartilhe sua experiência conosco aqui nos comentários!

 

Fonte:

http://mdemulher.abril.com.br/fitness/ritual-matutino-6-exercicios-para-fazer-antes-de-sair-da-cama/

http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/exercicios-de-alongamento-para-acordar/5237/#

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