16 Dicas Para Despertar Bem Pela Manhã

Sentir-se bem descansado é crucial para sua felicidade e produtividade, e uma boa noite de sono pode garantir que você seja uma pessoa divertida e produtiva durante o dia. Para despertar bem todos os dias, é preciso manter uma rotina organizada.

É claro que para ter uma rotina saudável e agradável você precisará adaptar um apanhado de dicas e ver o que é melhor para o seu organismo (e humor). Saber exatamente como serão os primeiros 90 minutos do meu dia é encorajador, pois isso te faz sentir no controle, o que por sua vez reduz a ansiedade. Se você está se sentindo atordoado com mais frequência, é bem provável que precise ajustar a sua rotina. Você está gastando muito tempo olhando para uma tela antes de dormir? Você está jantando muito e atrapalhando o ciclo do sono?

O infográfico abaixo pode te ajudar a identificar possíveis problemas e a reajustá-los para que o sono venha mais cedo.

Ajeite a coluna e melhore seu humor

Acredite se quiser: o simples ato de endireitar o tronco torna você menos suscetível aos efeitos do estresse.

Cientistas da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, avaliaram as reações de 72 voluntários durante situações estressantes ligadas ao trabalho. Metade da turma usava uma fita adesiva nas costas que a fazia se prostrar um pouco, enquanto o restante mantinha a espinha reta. E todos permaneciam sentados.

Ao término do estudo, notou-se que os indivíduos em posição de corcunda ficavam mais tristes e amedrontados após os momentos estressantes. “Uma postura inadequada inibe estímulos dos músculos que incitam a produção de substâncias relaxantes”, esclarece José Ribamar Moreno, médico coordenador do Centro de Tratamento Intensivo da Dor, no Rio de Janeiro.

Por que colocar o corpo no eixo?  Ao corrigir a postura, você sai ganhando em…

Mais foco

Ao manter as costas arqueadas, as costelas pressionam o diafragma, impedindo que os pulmões inflem completamente. (Quer fazer o teste? Tente inspirar profundamente nessa posição e vai sentir a dificuldade.) Isso influencia a respiração, que fica mais curta e, por isso, prejudica a oxigenação do corpo, do cérebro e acaba afetando sua capacidade de concentração.

Autoestima e bom humor

Quem caminha curvado, com os ombros projetados para a frente, tende a se sentir mais baixo-astral do que quem tem porte de rainha. Foi o que concluiu uma pesquisa da San Francisco State University (EUA) realizada com dois grupos de voluntários, que testaram andar dos dois jeitos e depois contaram como se sentiram. O experimento revelou que o cérebro se deixa levar pela postura: mover-se com confiança vai fazê-la se sentir assim e bancar a desleixada também se reflete em como se sente. “Contraímos a musculatura sempre que sentimos medo ou tensão, assim como baixamos a cabeça e projetamos o abdômen para a frente”, explica a educadora somática Mariana Huck, de São Paulo, coordenadora do Núcleo Feldenkrais Brasil.

Corpo livre de dores

“Quando a coluna está fora do eixo, vários músculos precisam entrar em ação para compensar o desequilíbrio postural”, observa a fisioterapeuta Mary Ann Wilmarth, da Harvard University (EUA). Isso gera uma reação em cadeia, que resulta em dor, formigamento e espasmos musculares em várias partes do corpo.

Vida sexual em dia

Uma postura desleixada tem ligação direta com a flacidez do core (musculatura que inclui o abdômen), o que, por sua vez, pode ter impacto negativo entre quatro paredes – e não apenas na frente do espelho. “Quanto mais flácido seu abdômen, mais fracas podem ficar a libido e a performance na cama”, diz a americana Debby Herbenick, especialista em saúde sexual. Portanto, antes de investir em lingeries sensuais, valorize seu corpo ao praticar exercícios capazes de colocá-lo no eixo.

Ajeite-se na cadeira

Já que, para muita gente, é difícil escapar de passar várias horas por dia sentada diante do computador, aprenda a se posicionar para prevenir dores – e aumentar a produtividade.

Como podemos te ajudar?

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Descubra o que acontece com o seu corpo se você dormir duas horas a menos

Sabe aquela vontade de ficar mais cinco minutinhos na cama? E que esses cinco minutinhos viram mais muitos minutinhos? Saiba que essa prática pode até fazer você chegar atrasado(a), mas sua saúde agradece!

Segundo um estudo conduzido pela Sleep School, em Londres, na Inglaterra, a qualidade do sono afeta não só a aparência, mas também todo o funcionamento do organismo. Apesar de sabermos que 8 horas é o tempo ideal de sono para a maioria das pessoas, a vida agitada, não raro, reduz esse número para seis ou menos horas de descanso por noite.

E por mais banal que isso pode parecer, dormir pouco está acabando com a nossa saúde. Durante o experimento, a britânica Sarah Chalmers, de 46 anos, reduziu a quantidade de horas dormidas por noite e, sem direito a sonecas, comparou o antes e o depois de sua aparência.

Após 6 horas de sono

Após 8 horas de sono

Dormir tão pouco levou a efeitos como falta de atenção, problemas de memória, irritabilidade e uma fome insaciável. De acordo com a dermatologista Dra. Anita Sturnham, a qualidade do sono faz com que a pele fique opaca, sem vida, e que as rugas e olheiras aumentem. Isso acontece devido aos altos níveis de cortisol presentes no organismo, que quebra as proteínas responsáveis por manter a pele bonita e elástica. É também por isso que os poros aumentam e áreas vermelhas podem ser percebidas.

Sem descanso, o cérebro começa a falhar, cortando a atenção e a memória e passa a funcionar de modo primitivo, focando nas emoções – por isso que, quando estamos cansados, qualquer coisinha é motivo para explodir em lágrimas. Outra consequência bastante relevante de dormir pouco é a fome constante, causada pelo desequilíbrio dos hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Trocando em miúdos: dormir pouco pode deixar você com aparência sofrida, mau humor, desatenção e ainda por cima engorda.

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E então, a que horas você vai para a cama hoje?